Tabela Remuneratória para os Enfermeiros - Novas Lutas

"Depois da publicação integral da proposta do Ministério da Saúde para a nova Carreira de Enfermagem, choveram e-mails a solicitar o "famoso" Anexo I - onde constam as remunerações insultuosamente propostas.
Notem que a nosso início e topo remunerativo é inferior ao praticado entre os professores (por ex., no novo Estatuto da Carreira Docente, o primeiro grau de professor (antigo 4º escalão) ronda os 1520 euros e os contratados profissionalizados licenciados com 1373 euros!), a progressão é muito lenta (relação "tempo de serviço"/"remuneração" é inferior aos restantes licenciados), muito poucos Enfermeiros atingirão o topo (topo esse (nível 50), que é quase a entrada salarial (nível 47!) da tabela médica!), não existe regime de exclusividade (a oferta de mercado assim o ditou...) e não é reconhecido o desgaste/especificidade/penosidade da profissão.
A transição é feita de 5 em 5 anos (sim, só após 15 anos de serviço estaremos ao nível do primeiro grau de professor!) se houver cabimento orçamental!!!! (...)
Aqui fica o aguardado anexo I:


ANEXO II - Reposicionamento na nova Grelha Remuneratória
(façam corresponder a vossa actual categoria e índice remuneratório ao nível correspondente para obter a reposição, e consequentemente a remuneração proposta).


clique na imagem para ampliar

Fonte: Doutor Enfermeiro


Simplificando:



O que fazer para tentar alterar esta proposta vergonhosa?


- Greve de Zelo, greve por tempo indeterminado, pedido de demissão em bloco dos Enfermeiros, Vigilias e manifestações por turnos em frente ao ministério da saúde ou Assembleia da República... Aceitam-se sugestões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Por mim era um despedimento em bloco como aconteceu na Finlândia. Viram como lá resultou.

Anónimo disse...

Era fundamental todos os estudantes de enfermagem, "professores" e os desempregados, mobilizaren-se também nesta causa.

Anónimo disse...

Bem, eu proponho uma greve geral com a duração minima de uma semana... ou se necessário por tempo indeterminado! Quando as listas de espera para cirurgia, as consultas e as urgÊncias se tornarem caóticas... já haverá espaço para o diálogo!
Os srs do Ministéro e afins que venham trabalhar por nós!! São um bando de fanfarrões desocupados!

Anónimo disse...

Os enfermeiros precisam de se mobilizar, paralizar por completo o SNS, UM MÊS DE GREVE E SERVIÇOS MINIMOS CONSECUTIVOS, é vergonhoso o que estes ministros da saude pensam que são...uma cambada de parasitas...todos os dias nos hospitais verificam-se as maiores asneiradas, mas lá estão os enfermeiros "para tapar buracos", é vergonhoso e escandaloso a diferença de vencimentos entre enfermeiros, professores e médicos, a dignidade da profissão de enfermagem está a ser maltratada com vencimentos desajustados ás responsabilidades e conhecimentos que se exigem aos profissionais...existem profissionais de enfermagem com "mais olho clinico", que alguns licenciados que passeiam os estetoscopios nas urgencias deste Portugal...Enf. Edgar Silva

Bhenriques disse...

o que é que é preciso fazer mais para que os nossos sindicatos tomem em consideração a proposta que vem sido feita por inumeros colegas sobre a greve por tempo indeterminado!????é preciso novas e modernas formas de luta para que desta forma consigamos recuperar o respeito e a dignidade que temos vindo a perder ao longo desta ultima decada...