Carreira "especial" de enfermagem
Negociações entre enfermeiros e tutela adiadas

Os sindicatos dos enfermeiros reuniram-se segunda-feira à noite com a ministra da Saúde, Ana Jorge, para discutir o projecto de diploma «Grelha Salarial e Transição dos actuais Enfermeiros para a nova Carreira de Enfermagem».
«A ministra da Saúde afirmou que, até às eleições, não tem qualquer proposta de evolução por parte do Ministério das Finanças para todas as carreiras que estão em negociação», disse à agência Lusa José Carlos Martins, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP)."
Download Livro "Ganhar em Bolsa" - Fernando Braga de Matos (antiga edição)

Para tanto nem sequer é imprescindível grande empenhamento de tempo, embora se exija uma permanente e qualitativa atenção. É um livro pedagógico e de leitura obrigatóriapara qualquer interessado no mercado de capitais.
Dezenas de enfermeiros em protesto à frente do Ministério
De acordo com José Carlos Martins, o porta-voz da comissão nacional que engloba os quatro sindicatos que representam os enfermeiros e que convocaram a concentração, a proposta apresentada é inaceitável.
Os enfermeiros são os únicos profissionais da administração pública cujo ordenado não reflecte o facto de serem licenciados, chegando a receber menos 300 euros do que a restante função pública, acrescenta.
Os enfermeiros exigem que nas reuniões negociais, marcadas para 21 e 22 de Setembro, o Ministério da Saúde apresente os elementos que fundamentam as suas propostas e opções e evolua de posição.
Os profissionais consideram na moção aprovada e entregue hoje no MS que «é inadmissível» que seja proposta, na transição para a nova carreira, a manutenção dos mesmos salários.
Os enfermeiros contestam ainda o facto de os novos profissionais que ingressem na carreira poderem vir a ter um ordenado superior a profissionais com mais de 10 anos de experiência. " Fonte tvi24
Concentração de Enfermeiros 18 Setembro

Heróis!!
"Os enfermeiros surpreenderam José Sócrates com uma manifestação não autorizada, no comício, deste domingo, em Évora, tal como o tvi24.pt avançou em primeira mão.
Os enfermeiros do Hospital de Évora agendaram para esta noite um protesto contra a grelha salarial proposta pelo Governo. Cerca de 20 a 30 profissionais de saúde juntaram-se à porta da Escola Severino Faria exibindo faixas de descontentamento.
«Os enfermeiros não votam Sócrates» e «Sócrates não gosta dos enfermeiros» foi a mensagem que os profissionais quiserem levar ao primeiro-ministro.
À chegada, e questionado pelos enfermeiros acerca do motivo pelo qual não os valoriza, José Sócrates apenas disse «Sim. Valorizo».
Em declarações ao tvi24.pt, uma das organizadoras do protesto, Susana Saruga, afirmou que, perante a resposta de Sócrates, os enfermeiros só podem continuar «pessimistas».
«Sócrates não se surpreende com tão pouco», reagiu Susana Saruga, acerca da manifestação surpresa com que os enfermeiros «brindaram» o primeiro-ministro, em Évora." Fonte: TVI24
Enfermeiros ponderam greve em véspera de eleições

"Os enfermeiros vão realizar «uma iniciativa de luta» antes das eleições legislativas, a qual poderá passar pela greve, contra a proposta de grelha salarial proposta pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) Guadalupe Simões, em causa está a grelha salarial proposta pela tutela, além do Ministério da Saúde «ignorar» outras matérias «importantes».
No que respeita a matéria salarial, Guadalupe Simões explicou ainda, «a manter-se a proposta ministerial, é melhor pedir o despedimento colectivo e ingressar novamente na carreira».
A proposta do Ministério da Saúde «atira enfermeiros com mais de 10 anos de serviço efectivo para uma posição remuneratória inferior relativamente a enfermeiros que no futuro venham a ser admitidos nas instituições de Saúde», mostra o comunicado.
Na reunião realizada na passada segunda-feira, o Ministério da Saúde «apresentou uma proposta que continua a não contemplar ganhos económicos imediatos»." Fonte:TVIiol24