"Greve dos enfermeiros com grande adesão"


"A greve de enfermeiros no turno da madrugada desta sexta-feira está a ser cumprida por 81,5 por cento dos trabalhadores, afectando principalmente os serviços hospitalares de internamento.

O sindicato dos enfermeiros portugueses (SEP) marcou para hoje uma paralisação de 24 horas para protestar contra a «degradação das condições de trabalho» destes profissionais, as quais, diz, se tem «acentuado nos últimos anos».

A dirigente do SEP Guadalupe Simões disse à agência Lusa que a adesão global no turno da madrugada, das 00h00 às 08h00, ronda os 81,5% dos enfermeiros, sendo que na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, a adesão de greve foi de 100%.

O SEP acusa o Ministério da Saúde de «não pretender legislar as Carreiras Especiais da Saúde, designadamente a de Enfermagem, até às eleições legislativas», situação que afirma não poder permitir e, por isso, decidiu avançar para a greve.

Assegurados estarão os serviços de urgência, uma vez que os serviços mínimos têm, por lei, de ser garantidos. O protesto não deverá ficar por aqui, já que os enfermeiros avisaram que vão radicalizar a contestação a partir de Março, disse à Lusa Guadalupe Simões." Fonte IOL Diário


0 comentários: