Afinal os sucessivos governos gostam e estão preocupados com os Enfermeiros...

Segundo um artigo publicado no Correio da Manhã:

"Promoções profissionais fazem mal à saúde

Os investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluíram que uma promoção profissional provoca mais 10 por cento de stress e reduz em 20 por cento o tempo para ir ao médico.
O objectivo dos investigadores do estudo era saber se una melhoria de estatuto profissional tornaria as pessoas mais felizes e saudáveis, em consequência da melhoria da auto-estima pessoal. Usando uma amostra de mil indivíduos, promovidos no seu trabalho entre 1991 e 2005, os investigadores concluíram que essa hipótese não se comprovava e que, antes pelo contrário, as suas ‘cobaias' demonstravam maior pressão psicológica.
'Obter promoção no trabalho não é tão fantástico como se poderia julgar', afirmou Chris Boyce, um dos autores do estudo. 'As nossas investigações mostram que a saúde mental dos chefes se deteriora tipicamente depois de serem promovidos (hum... isto bate certo para muitos casos...) e de um modo que vai além do curto prazo', especificou.
Para o investigador, 'não há sinais de melhoria de saúde, além de que diminui as visitas aos consultórios médicos, o que deve ser mais motivo de preocupação do que celebração'.
As conclusões do estudo contrariam, assim, a ideia generalizada de que a melhoria de estatuto profissional resulta directamente numa melhoria de saúde da pessoa, devido a um sentido acrescido de controlo da vida e de auto-estima."


Ora como Portugal é um país muito à frente em matéria de investigação, suspeito até que esta notícia tenha sido uma dica proveniente de alguma sapiência, deste cantinho de terra à beira mar Plantado. Uma vez que os Enfermeiros já são licenciados à vários anos e continuam a receber como bacharéis, daqui pode concluir-se que os sucessivos governos não têm estado a querer poupar dinheiro, muito menos a discriminar-nos, mas sim a proteger os Enfermeiros do stress e possíveis doenças que o aumento de salário e melhoria de condições de trabalho, daí poderiam advir. Peço então encarecidamente a todos os Enfermeiros que enviem uma pedido de desculpas por escrito, em papel timbrado e com selo branco, para todos os membros de governo incluindo a Srª Ministra da Saúde, a pedir desculpas pelos imensos incómodos que as nossas greves e lutas têm causado e a agradecer a qualidade de vida que nos têm proporcionado.


0 comentários: