O maravilhoso mundo na Enfermagem

Caros colegas como alguém já afirmou: “as revoluções devem começar por dentro...”. É neste sentido que venho expor mais uma “pequena” situação, que se vive no mundo de Enfermagem em Portugal. Recentemente pensei em fazer uma pós-graduação em Urgência/Emergência. Numa rápida pesquisa pelo Google deparo-me com 2 opções: uma em Viseu na ESSViseu (onde me formei), e uma em Lisboa (onde trabalho)na UATLA. Qual não é o meu espanto (se bem que neste mundo de Enfermagem já nada me espanta), quando reparo na diferença de carga horária e plano curricular. Como é possível? Para quando um plano de estudos comum para todos os cursos de licenciatura, pós-graduações em Enfermagem. Em conclusão, resta-me esperar um dia ir trabalhar para o S. Teotónio de Viseu e tirar a pós graduação em Urgência/Emergência na minha antiga escola.

P.S – Não quero com isto por no ar de novo a velha questão “escolas públicas vs escolas privadas”! Quero apenas alertar para o facto de que não é só necessário uma nova carreira. A nossa profissão tem que se preparar para os novos desafios que se aproximam.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite caro amigo de profissão gostaria de saber como esta a saúde de portugal se esta pior que a do Brasil pois a saúde pública do Brasil não esta boa.

Cristiano Franzo
Enfermeiro

E-Mail cris.franzo@hotmail.com