Greve nas ilhas


"Greve: 78% dos enfermeiros aderiu esta manhã nos Açores

A greve de dois dias dos enfermeiros, que começou hoje, está a registar nos Açores uma adesão global de 78 por cento, afectando principalmente os hospitais e Centros de Saúde no arquipélago, segundo o sindicato que convocou o protesto.

Os enfermeiros, em greve desde as 08:00 da manhã, protestam contra a ausência de uma proposta reformulada do Ministério da Saúde para a reestruturação da carreira destes profissionais.

O dirigente da delegação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses nos Açores, Francisco Branco, avançou à agência Lusa que dos 561 enfermeiros que deveriam estar a trabalhar esta manhã na Região, 435 aderiram à greve, o que representa uma adesão de 78 por cento.

Segundo o sindicalista, os blocos operatórios dos hospitais da Horta e Angra do Heroísmo estão encerrados e no hospital de Ponta Delgada estão ao serviço apenas sete dos 30 enfermeiros do turno da manhã neste serviço, pelo que só se poderão realizar operações de urgência.

Quanto aos centros de saúde a adesão é de 100 por cento nas ilhas de Santa Maria (Vila do Porto), São Jorge (Velas) e Graciosa (Santa Cruz), indicou." Fonte: DD


"Greve: 65% dos enfermeiros aderiu na Madeira - sindicato

Os primeiros dados sobre a adesão à greve dos enfermeiros na Madeira apontam para uma participação na ordem dos 65 por cento, disse à agência Lusa o responsável do sindicato na região.

Segundo Juan Carvalho, os dados parciais recolhidos até ao momento, indicam que em muitos centros de saúde a adesão é de 100 por cento, o mesmo acontecendo num dos hospitais da cidade, o dos Marmeleiros, onde nos três serviços de medicinas apenas estão assegurados os serviços mínimos exigidos por lei.

Santo António (Funchal), Madalena do Mar, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra e S.Vicente são algumas das unidades de saúde onde a adesão dos enfermeiros foi total, segundo a mesma fonte.

O sindicato dos Enfermeiros ainda não dispõe dos números de adesão no Hospital Central do Funchal, mas «tudo indica que apenas estão assegurados também alguns serviços», mencionou.

«O apoio dos enfermeiros está a corresponder realmente às nossas expectativas, atendendo ao contexto de crise actual, a ser uma paralisação de dois dias e a não ser a primeira que estes profissionais de saúde fazem este ano», afirmou Juan Carvalho." Fonte DD


1 comentários:

Anónimo disse...

Nós Enfermeiros aqui da Madeira também estamos em luta. Força colegas, não vamos recuar!!