Ministra critica greve dos enfermeiros


"A ministra da Saúde, Ana Jorge, lamentou esta quinta-feira a greve dos enfermeiros numa altura em que decorrem as negociações sobre as carreiras e assegurou que a tutela está «de boa fé» neste processo, informou a Lusa.
Ana Jorge, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse dos 22 directores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, escusou-se a comentar os níveis de adesão à greve que, segundo o sindicato, ronda os 75 a 95 por cento e, segundo dados da tutela, é de 58,62 por cento." Fonte: Diário IOL
Esta senhora anda a brincar com os Enfermeiros, só pode. É sempre a mesma convesa... Nós só queremos o que é nosso por direito, será pedir muito Srª Ministra?

2 comentários:

Anónimo disse...

O porquê da insatisfação da classe:

A regra de reposicionamento remuneratório é 10/10 e não 5/5 que depende de dotação orçamental que nunca houve nem vai haver, ou seja eu que ganho 1020, só daqui a 10 anos tenho a alteração de posição para os 1201, mas se me despedir e voltar a entrar já entro com 1201 e daqui a 10 anos passo para 1407. E desde quando as especialidades dão competências de gestão? Se eu tiver uma Pós-Graduação, Doutoramento, Mestrado ou qualquer especialização em Gestão, não serve para nada, mas se for Especialista de Saúde Mental ou Reabilitação já serve?
E os Enfermeiros que não exercem dentro do SNS, como os das Autarquias? E os que não estão na prestação de cuidados e exercem funções de Técnico Superior por exemplo na Administração Pública? E os das Forças Armadas? E os das Forças Policiais? E os do INEM, Bombeiros e dos serviços de Protecção Civil? E todas as Licenciaturas dão acesso à carreira de Oficial das FA, EXEPTO ENFERMAGEM? E se for Assistente Social ou Psicólogo posso chegar ao topo da carreira, mas sendo Enfermeiro tenho que tirar uma Especialidade (pago eu com o meu ordenado de 1020), ter 15 anos de carreira e esperar que abra um concurso? E qual é o impacto da formação pós-académica na progressão remuneratória?
E as unidades de Oncologia deixaram de ser penosas?
Afinal o que é que a carreira tem de especial exepto os vencimentos que são inferiores e a progressão que é quase impossivel?
O meu recibo de ordenado vai dizer Técnico Superior-Enfermeiro como o dos Médicos, Psicólogos, Sociólogos, Arquitectos, etc...?
E já alguém reparou que além de não progredirmos para a nova tabela remuneratória, passamos a ganhar as horas de qualidade a 25%?
E as 42 horas, acabam?
50 anos (se for de 5/5, o mais provavél é serem 100 anos) para chegar à posição 44?
E os Enfermeiros não têm assento no CA? Eu e a minha esposa juntos vamos perder cerca de 400 Euros no final do mês a partir de agora, tenho duas filhas pequenas, ando à procura dos tão famosos "duplos", sabem o que consegui arranjar? No LIDL a repôr prateleiras, e estou agradecido pelo menos é mais algum dinheiro?

Anónimo disse...

"Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se tente convencer-nos do contrário, as verdades únicas não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global."
Saramago